Exposição Pano-da-Costa: Tradição Africana de Tecelagem

Olá querid@s blogueir@s e leitores/as!!

Estou em falta com vocês estes dias, né? Perdoem-me!! =)
Mas vamos pro que interessa...

Nesta última quarta-feira, 15/05/2013, em Salvador-Bahia, às 16 horas, iniciou-se a exposição que leva o mesmo nome do curso Pano-da-Costa: Tradição Africana de Tecelagem. O curso, coordenado pelo artesão e artista plástico Dimas Santos, foi financiado por meio de projeto pela Fundação Cultural do Estado da Bahia-Fundo de Cultura 2013, além de mais uma vez contar com a parceria do Instituto Mauá para fomento da cultura afrodescendente e promoção desse espaço único para o artesanato na Bahia.
Foto: Marcos Rodrigues
Modelo: Ana Fátima dos Santos
Figurino: Dimas Santos
Maquiagem: Jaqueline Mateus

Entre ojás, panos-da-costa, "filás" e adereços domésticos pôde-se identificar o traçado singular da tecitura africana por meio dos teares manuais e as mãos dos participantes do curso que atuou por seis meses na comunidade do São Gonçalo do Retiro (Salvador) agregando, dessa forma, muito mais que o valor cultural, mas também simbólico e social da iniciativa. Jovens de 14 a 30 anos de idade puderam aprender a arte milenar de nossos ancestrais negros afirmando o uso primordial das peças na vestimenta da tradição das religiões de matriz africana (Candomblé, Umbanda), e contemporaneamente, a diversidade da aplicação dos tecidos na indumentária feminina e masculina.

Com um grande (e prestigioso) público a contemplar o desfile das peças e o glamour que as mesmas provocam aos olhares fascinados, pude contribuir com a relevância deste momento utilizando alguns modelos e disseminando a contínua beleza que a tradição africana tem apresentado a nós diaspóricos. Parabéns a Dimas Santos pela realização deste trabalho único e tão significativo a nossas memórias e vivências! Parabéns aos jovens que puderam e podem continuar contribuindo tão bem para a manifestação de bens culturais de qualidade como este!
Dias: de 16/05 a 31/05/2013
Local: Instituto Mauá - Pelourinho, Galeria Mestre Abdias, Rua Gregório de Matos nº 27, Centro Histórico - Salvador/BA
Entrada Franca

Informações: (71) 8871-6216
                    Dimas Santos




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consciência Negra